segunda-feira, dezembro 08, 2008

Comportamento Budista: CULTIVANDO O BEM




Onde reside o maior poder? 
Na paciência ante os insultos. Quem é paciente não guarda rancor e é assim, honrado por todos. A paciência é capaz de tolerar dificuldades, desonra, calamidade e infortúnios. É  do tipo que pode triunfar em qualquer circunstância.

Tudo é transitório. Nada dura para sempre. Se lidarmos com as dificuldades com uma atitude de aceitação e paciência, já teremos contribuído em muito para melhorar a situação. 

Aquilo a que resistimos persiste e se permitirmos nos guiar pela paciência e humildade, jamais erraremos. A verdadeira paciência está ante os insultos implica em não irar, não guardar ressentimentos e não nutrir maus pensamentos.

O simples fato de termos um sentimento de gratidão bem desenvolvido não garante que nunca mais faremos contatos com pessoas negativas, iradas ou descontentes, pelo contrário um bodhisattva, convive com todos tipo de gente e devemos aprender a lidar com cada um deles. Se tivermos gratidão, naturalmente brotará em nós, o desejo do perdão.

Se alguém estiver sendo negativo, sejamos positivos.
Se tiver zangado, sejamos gentis.
Se tiver impaciente, sejamos paciente.

Não devemos nos levar pelas emoções negativas dos outros, se elas manifestam emoções negativas, e são especificamente dirigidas a nós, devemos reagir com perdão, gentileza e compaixão, senão nosso mundo se torna automaticamente mais sombrio. "Não retribua raiva com raiva e jamais perpetuar essas transgressões".

As pessoas comuns se enraivecem quando se sentem usadas ou se alegram quando se sentem favorecidas. Mesmo que ainda não tenham rompido todos os grilhões que nos aprisionam, precisamos aprender a se controlar, praticando a paciência contra os insultos, não se zangando quando for prejudicado ou perturbado, e não se amedrontar com os sofrimentos nem atribulações deste mundo. Mas usar como oportunidades de aprendizado, de fortalecer nossa aura, para a nossa evolução.

A sabedoria permite-nos dar continuidade ao nosso aprendizado, mesmo que assolados por todos os tipos de dificuldades.

Sejamos cuidadosos com a palavra; comedidos com o corpo; atento ao funcionamento da mente; paciente ante os insultos, nunca se enraiveça esse é o caminho para grandes progressos, segundo o venerável mestre Hsing Yun, do livro "Cultivando o Bem".